«Sim, nós vamos a Madrid»     
Jovens vianenses acolheram Cruz das Jornadas da Juventude


Primeira paragem da peregrinação que tem lugar pelo país, até 20 de Agosto

Os jovens vianenses que se reuniram na igreja de S. Domingos para receberem a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, vinda de Santiago de Compostela, eram poucos, mas vigorosos na sua expressão de fé.

Apesar de ao final do dia a cidade já se encontrar praticamente vazia, os populares que se cruzaram com a Cruz e com o Ícone de Maria que a acompanha, sentiram-se interpelados pelos cânticos que foram entoados e pelas palmas que aclamavam este símbolo da redenção cristã.

Vencida a pequena distância até à Sé Catedral, com algumas pessoas a deixarem a esplanada para perguntarem sobre o acontecimento, a Cruz entrou na “igreja mãe da diocese” para uma celebração da Palavra e um momento de adoração expresso no gesto de beijar o madeiro.

Nesta hora de paragem em Viana do Castelo, o Administrador Apostólico da Diocese dirigiu uma mensagem aos jovens alertando-os para a necessidade de serem hoje fermento da novidade de Cristo em cada uma das comunidades a que pertencem e desafiou-os a deslocarem-se a Madrid no próximo ano para o Encontro Mundial com o Santo Padre.

A partir de um texto de S. Paulo, D. José Pedreira salientou que é a Palavra quem transforma a vida de cada um, desde que disponíveis para a acolher no coração e a transmitir pela boca e pela acção quotidiana.

À semelhança do tempo de S. Paulo, também a sociedade contemporânea coloca «obstáculos» a olhar para esta Cruz que é «redentora» e a aceitar e viver o seu dinamismo. Seria mais fácil aceitar uma Igreja que pregue a «glória», agora o sofrimento, o desapego, a humildade da entrega contradizem tempos de procura de glórias e honrarias fáceis.

Segundo D. José Pedreira, são três as tentações/obstáculos que os jovens e não só enfrentam actualmente. A «cobiça da carne» que influencia na direcção de uma vivência do imediatismo, «viver o tempo presente tanto quanto mais possível».

Depois, continuou, temos a «cobiça dos olhos» onde impera o ter, o administrar bens numa manifestação de ostentação.

Finalmente, a tentação da «soberba da vida» onde se procura o poder a qualquer preço e cujo grande objectivo é «mandar sem ter que obedecer». Cristo apresentou-se poderoso na sua fraqueza e para escândalo de uns e loucura de outros, entregou a sua vida pela humanidade, concluiu o Prelado.

Depois, entre cânticos e a leitura de diferentes passagens bíblicas, todos os que acorreram à Sé de Viana tiveram oportunidade de tocar, beijar, este ícone que o Papa João Paulo confiou aos jovens do mundo inteiro.

Entre outros, nesta presença de jovens na recepção à Cruz e ao Ícone de Maria destacava-se um grupo de jovens oriundos da comunidade paroquial de Reboreda, do Arciprestado de Vila Nova de Cerveira.

Márcio Asseiro, assumiu a voz do grupo, salientando que se deslocaram a Viana para manifestarem na sua juventude a adesão a Cristo e responderem ao apelo de João Paulo II. Acolher e venerar este símbolo é também manifestação da vontade do grupo participar nas Jornadas de Madrid do próximo anos, aliás à questão responderam em coro a cantar com a coreografia: «Sim, nós vamos a Madrid».

A cerimónia terminou em jeito de ensaio para Madrid, com os jovens em coro, ao desafio do director do Departamento Nacional da Pastoral da Juventude, a afirmarem-se «firmes na fé» porque «enraizados e edificados em Cristo». Posteriormente, a Cruz e o Ícone foram entregues a jovens da Diocese de Braga.

Paulo Gomes, Diário do Minho

0 comentários:

Enviar um comentário

Jotas de Viana

Associação Diocesana da Pastoral Juvenil de Viana do Castelo
Cont. nº 513 149 880
Rua Góis Pinto S/N
4904-864 Viana do Castelo
pastoraljuvenilviana@gmail.com

- - - - - -
»» Subscreve a nossa Newsletter
- - - - - -

A nossa agenda


ver calendário maior
« ver aqui »

»» queres sincronizar a nossa agenda com a tua?
Vê como « aqui »

Facebook & Instagram

@sdpjviana - deixa o teu like :)
www.facebook.com/SDPJViana




@sdpjviana
www.instagram.com/sdpjviana


Hinos VianaJovem


PARTITURAS / ACORDES


Hino do IX Viana Jovem - Toco tambor
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 231 KB)

Hino do X Viana Jovem - Larga o que trouxeste
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 350 KB)

Hino do XI Viana Jovem - Perdido em Deus
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 3,54 MB)

Hino do XII Viana Jovem - Alegrai-vos no Senhor
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 778 KB)

Hino do XIII Viana Jovem - Ide e fazei discípulos - acordes
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 81,7 KB)

Hino do XIV Viana Jovem - És mais feliz quando te dás
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 399 KB)

Hino do XV Viana Jovem - Verás a Deus
Download do Documento aqui (Formato: PDF Tamanho: 45,00 KB)

Hino do X Viana Jovem

Larga o que trouxeste

Hino do XII Viana Jovem

Alegrai-vos no Senhor

Hino do XIII Viana do Jovem

Ide e fazei discípulos

Hino do XIV Viana Jovem

És mais feliz quando te dás

Hino do XV Viana Jovem

Verás a Deus

Hino do XIX Viana Jovem

Temos o mundo para evangelizar

XX VIANA JOVEM 2020

Remember and rise up


Dia JMJ | 23 de cada mês

Levanta-te e vamos!

Passo a Rezar

Youcat

Estudai o Catecismo! Este é o desejo do meu coração! (Papa Bento XVI)