“A vossa presença e dedicação à JMJ aquece o coração"
A Diocese de Viana do Castelo iniciou na quarta-feira – 23 de dezembro de 2020 – a caminhada para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023 com a celebração de bênção e entrega dos símbolos da JMJ aos representantes de cada arciprestado.
“A vossa presença, a vossa dedicação à JMJ aquece o coração e, nesta noite de Inverno, isso permite que os nossos pés de aqueçam e se tornem dispostos a anunciar este Jesus que nos une”, iniciou o Monsenhor Sebastião Pires Ferreira, Administrador Diocesano de Viana do Castelo, que presidiu à celebração, na palavra de abertura.
Nesta medida, fazendo eco das leituras escutadas Mons. Sebastião apelou a que cada um pudesse procurar na sua vida “algum episódio em que se sentisse em apuros”, deixando, para o efeito, a pergunta: “qual foram as nossas reações diante desses momentos?”. Com efeito, convidou os presentes a, diante desta questão, a colocar de lado as respostas que geram ou alheamento ou depressão, e a abraçar a atitude proposta na Escritura. “Nestes momentos, esperamos que seja Deus a falar”, frisou, dando para exemplo o embaraço e o dilema de José perante a gravidez inesperada de Maria.
No seguimento, enunciou a dimensão juvenil que se encontra no interior do mistério do Espírito Santo, lançando, por isso, o desafio a “avançar, caminhar, testemunhar e agregar, para, assim, levar muitos jovens para as jornadas, sejam eles crentes ou não crentes, porque aí, também, o Espírito Santo agirá, debulhará os nós, ajudará a concretizar os objetivos”. “Que nesta caminhada, recordemos e peçamos, de modo especial, pelos jovens sacerdotes da nossa Diocese e, de igual modo, pelo Seminário em que estamos a rezar neste momento”, terminou.
No final da celebração, o Pe. Domingos Meira, responsável do SDPJ, entregou os símbolos da JMJ aos representantes dos 10 arciprestados, reforçando que este momento “lança o momento de oração mensal a cada dia 23”. De igual modo, Alexandra Vieira e José Rodrigues, representantes do Arciprestado de Caminha, que já participaram nas Jornadas Mundiais da Juventude por duas vezes, salientam a troca de culturas, experiências, e formas diferentes de viver a mesma fé. “Este momento de oração robusteceu o nosso ponto de partida como Arciprestado e Diocese e esperamos que a JMJ possa contagiar o AltoMinho”, concluíram.
Viana do Castelo, 23 de dezembro de 2021
Equipa de comunicação do COD
Jotas de Viana
Cont. nº 513 149 880
Rua Góis Pinto S/N
4904-864 Viana do Castelo
pastoraljuvenilviana@gmail.com
Hino Jotas de Viana
CD ADORO-TE
Agenda
AGENDA EM PDF (clica aqui)
etiquetas das divulgações
- Campus Diocesano (8)
- Carta Pastoral (2)
- Catequeses JMJ 2023 (7)
- CDPJ (2)
- Chama (1)
- Christus Vivit (3)
- COD Viana do Castelo (33)
- Conversas com Deus (20)
- Convívios Fraternos (3)
- Cruz dos Jovens (1)
- Dia JMJ (23)
- Dias na Diocese (2)
- DND (3)
- Famílias de Acolhimento (2)
- Fátima Jovem (18)
- FEJ (11)
- Festival de Coros (29)
- Festival Diocesano da Canção Mensagem (2)
- Festival Jota (16)
- Festival Nacional da Canção Mensagem (2)
- Hino JMJ (1)
- Início (1)
- JDJ (10)
- JMJ (65)
- JMJ Cracóvia 2016 (8)
- JMJ Lisboa 2023 (38)
- JMJ Madrid 2011 (23)
- JMJ Panamá 2019 (4)
- JMJ Portugal 2022 (7)
- JMJ Rio 2013 (6)
- JNPJ (8)
- Km 11 (2)
- Logo JMJ (1)
- Mensagem Papa Francisco JMJ (1)
- Missão JMJ (1)
- Outras Atividades (35)
- Patronos da JMJ (1)
- PEJ (Peregrinação Europeia de Jovens) (3)
- Peregrinação dos Símbolos da JMJ (3)
- Retiro (Jovens e Animadores) (11)
- Roteiros (Advento Natal Quaresma Pascoa) (20)
- SDPJ - Plano de Atividades (13)
- Taizé (80)
- Viana Jovem (42)
- YOUCAT (3)
Hinos VianaJovem



Hino do XII Viana Jovem - Alegrai-vos no Senhor

Hino do XIII Viana Jovem - Ide e fazei discípulos - acordes


Hino do X Viana Jovem
Hino do XII Viana Jovem
Hino do XIII Viana do Jovem
Hino do XIV Viana Jovem
Hino do XV Viana Jovem
Hino do XIX Viana Jovem
XX VIANA JOVEM 2020
Dia JMJ | 23 de cada mês
Passo a Rezar
Youcat

0 comentários:
Enviar um comentário